sexta-feira, 24 de julho de 2015

TIPOS DE LAPIDACAO


Para cada tipo de lapidação existe uma série de formas: redonda, esférica, ovalada, antiga (quadrangular ou retangular com bordas arredondadas), triangular, quadrática, hexagonal, baguete (retangular alongada), trapezoidal, french-cut (contorno e mesa quadrática, facetas triangulares), pendeloque (pêra ou gota), navette ou marquise (elíptica apontada), pampel (em forma de gota alongada), briolette  (forma de pêra com linhas de facetas que se cruzam). Conheça os principais tipos.
As propriedades e características das gemas indicam o tipo de lapidação a ser utilizado para melhor realçar sua beleza.
Cabochão
  • Simples – tem a superfície inferior plana e a superior convexa.
  • Duplo-convexo ou Duplo-cabochão (pode ser alto, médio ou baixo) – as duas superfícies são convexas e, geralmente, a inferior tem menor curvatura.
  • Côncavo-convexo – tem a superfície inferior côncava e é utilizado em pedras escuras para “abrir” a cor.
 Facetada
Neste tipo de lapidação poderemos encontrar a mesa, coroa, rodízio ou cintura, pavilhão e culaça.
  • Lapidação brilhante – estilo de lapidação com arranjo radial de facetas triangulares e em losangos que partem do extremo do pavilhão em direção ao rondizio.  O termo brilhante sozinho só é permitido para o diamante de formato redondo com lapidação brilhante; todas as outras gemas lapidadas neste estilo de lapidação devem ser descritas com o nome do mineral, como: safira redonda lapidação brilhante.
  • Lapidação em oito facetas (8/8) – lapidação em formato redondo, apresentando uma mesa, oito facetas na coroa e oito facetas no pavilhão. A lapidação 8×8 é conhecida como “lapidação oito oito”.
  • Lapidação “roseta” – sem mesa e sem a parte inferior.
  • Lapidação em degraus – estilo de lapidação na qual facetas quadrangulares, estreitas e longas, são dispostas na coroa e no pavilhão, paralelas à mesa e ao rondizio. Consiste em várias facetas de bordas paralelas sendo que o declive das facetas aumenta à medida que se aproximam da cintura. O número de facetas geralmente é maior na parte inferior.
  • Lapidação cruzada ou em tesoura – variedade da lapidação em degraus. As facetas ficam subdivididas em quatro facetas.
  • Lapidação Ceilão – tem um grande número de facetas, numa tentativa de aproveitar melhor o peso bruto da pedra.
  • Lapidação esmeralda – estilo de lapidação em degraus para formatos quadrado e retangular caracterizada pelos quatro cantos chanfrados. Usada especialmente para esmeralda, mas também para outras gemas.
  • Lapidação mista – onde a coroa é lapidada com um tipo de lapidação e o pavilhão é lapidado sob outra forma.
  • Uma lapidação nova é a Millenium Cut, também conhecida como "Canaleta Sorriso". Especial, seu corte faz com que a gema pareça estar sorrindo, aumentando, assim, seu brilho. Essa lapidação proporciona muito brilho à pedra, potencializando suas cores e dando mais vida à gema. (centro gemologica da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário